A minha segunda vez...em Itália. 'Amarga despedida...'

Infelizmente as mini-férias em Milão estariam a terminar. Porém no entanto para o meu cunhado não acabariam por aqui... Enquanto eu e a minha namorada já estávamos para regressar a Portugal, ele ainda foi visitar Veneza, que inveja!!

Mas antes de regressar, ainda havia tempo de visitar a última cidade, Bérgamo, local onde iríamos apanhar o avião de regresso, mas não tão rápido...

Depois de fazermos check-out do alojamento de Milão, nós e mais dois grandes amigos nossos que vieram da Suiça de propósito de carro para nos visitarem e verem um pouco de Itália, fomos até Bérgamo.
Sabendo que a Città Alta era uma das atracções principais, foi para lá que nos dirigimos directamente. Como o tempo era pouco, só tinhamos pouco mais que a parte da manhã, apenas vimos o essencial!

Piazza Vecchia
Esta fotografia, foi tirada na Piazza Vecchia, o coração da Città Alta, onde o primeiro plano temos uma fonte muito bonita, e plano de fundo a Torre Civica ou Torre do Relógio, onde é possível subir, mas já lá vamos!
Daqui, seguimos para a Cappella Colleoni que é adjacente à Basilica di Santa Maria Maggiore.

Fachada principal da Cappella Colleoni

Por último mas não menos importante. A subida à Torre Civica. Para subir á torre, tem de se pagar uma quantia quase simbólica, de 3€ não me falha a memória... Para chegar ao topo podemos apanhar o elevador, ou simplesmente à "moda antiga" subir a escadaria. Depois de subir os imensos degraus da torre, a paisagem vista lá de cima é espantosa... Conseguimos ter vista para toda a cidade de Bérgamo e mais além, assim bem como os Alpes!

Bérgamo vista da Torre Civica

Capela Colleoni e Basílica de Santa Maria Maggiore

Infelizmente o nosso dia estava a terminar.....
Saímos da Città Alta já em direcção ao aeroporto mas ainda tivemos tempo de parar para um almoço rápido.... Aproveitamos o pouco tempo que nos faltava para fazer Geocaching à volta do aeroporto de Bérgamo

E assim foram as nossas mini-férias.
Ansioso pela próxima viagem ! E espero que seja breve.

A minha segunda vez...em Itália. 'Como..?'

No seguimento das outras duas publicações, hoje venho-vos falar do meu terceiro dia em Itália - Milão, e definitivamente o dia que mais gostei de lá estar!
O dia começou cedo para aproveitar bem todos os minutos ao máximo.
Neste dia, a cidade que iríamos visitar seria: Como, e o seu lago! O melhor foi ter estado a nevar durante a noite, e para nosso espanto, o cenário que encontramos quando chegamos ao Lago di Como, era magnifico mesmo!

Lago di Como

Como é uma cidade muito bonita, tem um Duomo e um Funicular que nos leva até à vila de Brunate que fica no topo uma colina. A fachada principal do edificio do Funicular é muito bonita, com vários detalhes em madeira como podem ver na fotografia.

Funicolare Como-Brunate
Já a vista de Brunate no topo da colina é suberba, e com a neve torna a paisagem muito bonita e especial...
Vista sobre a cidade de Como e o seu Duomo.

Vista sobre o Lago di Como e o Funicular

Depois de apreciar a vista, era altura de apanhar o Funicular de regresso a Como.
A fome já apertava, então fomos comer a um belo restaurante, La Darsena era o nome deste, onde eu comi uma bela Pasta a la Carbonara, divinal!
Já de barriga cheia, fomos dar mais uma volta pela cidade, e visitar também o Duomo.

A meio da tarde, voltámos a apanhar o comboio para Milão (o custo do comboio de Milão-Como e Como-Milão tem um custo de 4,80€ cada viagem.)

Para terminar o dia em grande, fomos subir ao telhado do Duomo di Milano, onde pudemos presenciar um magnifico pôr do sol!
Pôr do Sol visto do telhado do Duomo

Com o dia a terminar, foi tempo de regressar a casa e esperar pela chegada de mais dois amigos nossos.
Amanhã mais uma, e ultima publicação destas mini-férias em Itália.

A minha segunda vez...em Itália. 'O Dia 2...'

O meu (nosso) segundo dia em Milão, começou cedo... Por volta das 08 horas já estávamos a começar a acordar para nos prepararmos para apanhar o comboio para a segunda cidade que iríamos visitar: Novara.

Novara
fica a cerca de 50km de Milão, um saltinho de comboio ! A viagem demorou cerca de 40 minutos mais coisa menos coisa. Aos chegarmos, demos um pequeno "giro" pela cidade, e fomos almoçar. Depois de almoço fomos andando a conhecer a cidade, até que chegámos ao ponto de interesse principal: a Basílica de San Gaudenzio.

Basílica de San Gaudenzio

A Basílica como podem ver, tem uma cúpula com uma altura bastante considerável. É possível subir à cúpula, no entanto não o fizemos porque infelizmente estava fechado nesse dia !
 Novara, tem também um Duomo, uma Torre de Relógio, e umas ruas muito bonitas!
O nosso tempo em Novara já estava a escacear para apanhar o comboio de volta para Milão, e irmos ter com uma outra amiga que estava para chegar!
Ao fim do tarde chegamos a Milão, e mais uma vez fomos visitar a praça do Duomo.
Exaustos do dia, fomos descansar, preparados para visitar mais uma cidade!

A minha segunda vez...em Itália. 'A chegada...'

Hoje venho-vos falar da minha segunda vez em Itália, mais precisamente Milão e arredores, que faz hoje exactamente dois meses que lá estive, onde durante 4 dias visitámos 4 cidades.

No dia 11 de Janeiro, por volta das 20h locais, aterramos no aeroporto de Bérgamo, eu, a minha namorada e o meu cunhado.
Depois de apanharmos as malas, rapidamente fomos apanhar o autocarro que nos levaria para a estação central de Milão. Já na estação compramos um passe geral que durante 48h após a compra nos permitiria andar no metro, eléctrico e autocarro, o bilhete teve um custo de 8.25€.
Posto isto, apanhamos o metro até San Siro, onde iríamos ficar alojados num pequeno apartamento reservado através do airbnb.

Já em casa, jantámos e descansámos uns breves instantes, antes de irmos visitar um pouco de Milão.
Logo à porta de casa, tínhamos uma estação do eléctrico, que nos levaria até ao Duomo di Milano, numa viagem que não demorava mais que 25 minutos, consoante o trânsito.

Eram praticamente 23h quando chegamos à catedral, e logo ficámos (eu pelo menos) abismados com tamanha dimensão da catedral e da beleza arquitectónica...

Duomo di Milano e Galleria Vittorio Emanuele II

Galleria Vittorio Emanuele II

Depois de uma breve passeata na praça do Duomo e nas galerias, era tempo de voltar para o alojamento e descansar, pois no dia a seguir tínhamos uma nova cidade a visitar, e uma amiga que se iria juntar a nós no final da tarde!

Amanhã sairá outra publicação da segunda cidade que visitámos.

Outono em Torres Novas

Mais uma foto da série de Outono em Torres Novas.
Onde se consegue ver claramente as cores desta linda estação... Os amarelos, os castahos, os verdes seco. Adoro o Outono !

Castelo no Rio

Hoje trago-vos mais uma vez outra fotografia de minha autoria desta linda estação que é o Outono.
Desta vez é o nosso lindo castelo de Torres Novas espelhado no rio Almonda.

A ideia desta fotografia, surgiu no trabalho quando estava á conversa com um colega de trabalho, e assim que tive a oportunidade fui até Torres Novas para a conseguir...
A primeira tentativa da fotografia, foi logo após almoço, sensivelmente umas 14h da tarde, porém o sol estava muito alto, e não ficou como queria....Então, esperei pelo entardecer do dia, para voltar a tentar a mesma fotografia, e foi este o resultado ! Podia no entanto estar um pouco melhor, mas estou contente com o resultado.

*1940*

Um pequeno cantinho no Jardim da Avenida em Torres Novas.
Quem é que conhece este local?